Resenha - O que restou - Alexandra Oliva - Folheando Um Livro

quarta-feira, março 20

Resenha - O que restou - Alexandra Oliva



" Eu não desisti porque eles não vieram; no meu delírio, eu sabia que meu estado não podia ser tão ruim assim porque estavam me permitindo continuar sozinha. Se eu tivesse em perigo eles viriam me ajudar - assim me convenci. E afinal de contas ninguém veio porque estavam todos mortos, ou morrendo, como eu estava. exceto pelo fato de eu não ter morrido e todos os outros sim." 



 Um programa de televisão, onde os telespectadores só verão o que os diretores querem, todas as cenas serão manipuladas. Doze participantes de diferentes personalidades que terão suas resistências testadas em provas que serão realizadas em uma floresta. 



 Vários testes de resistências são executados, onde os competidores convivem entre grupos com pessoas diferentes. Uns fracassam, outros conseguem se destacar e se tornarem o queridinho do público. Uma coisa muito importante: todos os componentes do reality, mesmo que percam as provas, continuaram participando. 


 Em um último teste, os participantes deixaram seus grupos e seguiram sozinhos as pistas. Após esse teste teremos toda a trama especialmente na Zoo, uma componente conhecida como "mulher loira", que em todo momento nos testes se estaca por ser calculista com uma grande capacidade de liderança.  

 Tudo corria bem, até que uma grande catástrofe apocalíptica acontece enquanto os participantes estavam pela floresta, sem comunicação. 
Um livro com uma trama que conseguiu me viciar -não descansei até que pude concluir e saber quem seria o grande vencedor. 
 Em certos pontos a autora não conseguiu deixar as cenas tão emocionantes quando poderia, mas já em outros - como o final- ela soube bem como criar e evoluir o momento.  
Os participantes são totalmente diferentes um do outro, cada um tem seus motivos para estar no reality. Em alguns capítulos enquanto o livro era narrado por Zoo, percebemos o quanto que a autora deixou a personagem inocente demais, em certos momentos dava aquela vontade de gritar " é real". 
 Com uma capa perfeita. Os capítulos se variam entre terceira pessoa ea versão da Zoo.  
Adorei como fui literalmente, plenamente e inteiramente jogada no reality no capitulo "0", todo o suspense que esse capítulo emitiu me encheu de expectativas pelo resto da leitura, mas senti a ausência de mais momentos como o do começo ao decorrer do livro. 




Sobre a autora: 
  Alexandra Oliva nasceu no estado de Nova York. Formada pela Universidade de Yale, ela também cursou escrita criativa na New School University e se dedicou a um treinamento intensivo de sobrevivência selvagem como pesquisa para O que restou, seu primeiro romance. Atualmente, mora com o marido e Codex, seu cachorro, na costa oeste dos Estados Unidos.    

Título: O Que Restou.
Autora: Alexandra Oliva.
N° de Páginas: 320
Editora: Rocco
Comprar: Saraiva.

Sinopse:Tudo começa em um reality show. Doze concorrentes são enviados ao coração de uma floresta, para enfrentar desafios que testarão os limites de sua resistência. Enquanto eles se dispersam pela natureza selvagem, uma catástrofe em larga escala acontece em todo o país, sem que se saiba ao certo o que causou ou o tamanho exato da destruição.
Isolados da civilização, os concorrentes permanecem alheios a tudo. E quando a competidora a quem os produtores do programa chamam de Zoo se depara com a devastação, ela imagina apenas que tudo é parte do jogo. Sozinha, desorientada e completamente alienada do que ocorre fora do seu campo de visão, Zoo reflete sobre a vida – e o marido – que deixou para trás, ao mesmo tempo em que reúne todas as suas forças para não ser eliminada de um jogo que, aos seus olhos, adquire contornos cada vez mais macabros.
Avançando em território desconhecido, ela deve se valer de todos os seus talentos para sobreviver. Mas à medida que suas reservas físicas e emocionais parecem chegar ao fim, Zoo começa a se dar conta de que o mundo real, longe das câmeras que ela mal enxerga, pode ter mudado de maneira drástica.
Sofisticado e provocador, O que restou é um suspense de toques pós-apocalípticos, que nos faz refletir sobre o papel que a mídia desempenha em nossa percepção do que é real, a rapidez com que julgamos e a facilidade com que nos deixamos manipular.

10 comentários:

  1. Olá tudo bem ? Nunca li uma trama como está . Um reality cheio de suspense. Fiquei super curiosa para ler e saber "oque restou .

    ResponderExcluir
  2. Nossa, me lembrou meio a vibe de jogos vorazes, se eu amei aquela trilogia, certeza que vou amar esse livro também! Já tô aqui pesquisando pra comprar o meu, valeu mesmo pela dica!!! <3

    ResponderExcluir
  3. Me lembrou um pouco Jogos Vorazes/Hunger Games. Interessante!

    ______
    Sobre mim:
    Jovem estudante entusiasta de Psicologia que sofre com Transtorno Afetivo Bipolar (TAB). No meu blog você vai encontrar desde artigos técnicos informativos de Psicologia, Psicanálise e Saúde Mental, a também reflexões, desenhos e poemas de minha autoria.

    ______
    🌐 Relatos de um Garoto de Outro Planeta
    👍 Facebook: Relatos de um Garoto de Outro Planeta

    ResponderExcluir
  4. Nossa, esse livro deve ter um enredo repleto de ação e surpresas, confesso que fiquei bem interessado na temática que ele possui e desejo ler essa história na íntegra. Anotada a dica.

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Ainda não conhecia a obra, mas já anotei a dica, pois tenho certeza que irei amar. Adorei conhecer o enredo e o mesmo parece ser bem interessante e inovador. Amo histórias que trazem esse suspense, então com ecrteza seria uma boa pedida para mim. Fiquei curiosa por essas cenas que ela não conseguiu trabalhar tão bem. Adorei a resenha!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Parece muito Battle Royale, mesmo assim fique mais curiosa com esse livro do que com jogos vorazes, esse lido parece ser mais tenso e brutal.

    ResponderExcluir
  7. A capa do livro, assim como o título, exala um mistério que nos aguça a vontade de ler. Tramas envolvendo participantes de reality show podem ser surpreendentes e o fato de vc ter se sentido inteira e plenamente jogada no livro mostra o poder de prender a atenção do leitor que a história tem.
    Fiquei bem curiosa.

    ResponderExcluir
  8. Uaaaau!!! A ideia de colocar um reality no meio desse contexto, testa os nossos próprios limites durante a leitura. Essa história me lembrou uma série que foi cancelada, chamada Siberia. Muito boa por sinal. Gosto de histórias com desafios, superação e aquela pitada de mistério que não pode faltar. Adorei a indicação, com certeza vou atrás dessa obra para ler futuramente. Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Tenho assistido alguns realitys shows onde os participantes têm que sobreviver na floresta. Fiquei curiosa para fazer a leitura do livro e poder fazer a comparação. Me parece um bom suspense!



    ResponderExcluir
  10. Nossa, sua descrição do livro acabou comigo, fiquei muito interessado! Parece ser daqueles livros em que ansiamos pelo final, mas com alguma resistência para não nos despedirmos cedo dele...

    ResponderExcluir

Subir