Resenha- O Conto Da Aia - Margaret Atwood - Folheando Um Livro

terça-feira, abril 9

Resenha- O Conto Da Aia - Margaret Atwood






" Nenhuma mulher de plena posse de suas faculdades mentais, nos dias de hoje , tentaria impedir um nascimento, se tivesse a sorte imensa de conceber"
Como a maioria das pessoas, eu tomei coragem de ler ele após descobrir a existência da série e, logo mais, a grande divulgação dele nos blogs que sigo. Infelizmente não estava preparada para o que ele poderia me apresentar.
Offred é uma Aia que tem apenas uma função na nova sociedade: gerar filhos para as famílias de alto poder no governo. Moradora da República Gilead  (Conhecida como o velho Estados Unidos) uma nova sociedade com uma nova hierarquia e um novo regime teocrático religioso. Em um mundo onde mulheres inférteis são esposas de comandantes do governo, que para gerar filhos precisam das Aias.




Uma distopia crítica de uma sociedade fictícia narrada por Offred, que se divide entre o dia a dia dela e lembranças dos tempos em que ela vivia com sua família. Uma leitura completamente reflexiva, que não merece ser lida rapidamente, mas com cuidado, porque será inevitável não sentir uma enchurada de sensações e sentimentos.

Um livro com uma história sombria que se afunda em uma sociedade irreal, fazendo o leitor se questionar e comparar com a sociedade atual e tudo que vem acontecendo com os direitos e valores das mulheres.
 Atwood desenvolve escrita cuja leitura que se firma na mente, tornando-se pesada ao tirar o leitor de sua zona de conforto; ela nos apresenta uma história em que mulheres tem NENHUM direito e que sua única função é reproduzir, apresentando a dor de cada uma das Aias, mas também das outras mulheres, como: as martas, as tias, e também as esposas
Por mim contaria o livro todo e criticaria tudo o que mais me indignou, mas só tenho a dizer que é uma leitura necessária!   Uma obra reflexiva que irei está sempre recomendando 



Uma das maiores escritoras de língua inglesa, Margaret Atwood foi consagrada com alguns dos mais importantes prêmios internacionais, como o Man Booker Prize (2000) e o Príncipe de Astúrias (2008), pelo conjunto de sua obra, além de ter sido agraciada com o título de Cavalheira de L’Ordre des Art et Lettres, na França. Tem livros publicados em mais de 30 idiomas e reside em Toronto, depois de ter lecionado Literatura Inglesa em diversas universidades do Canadá e dos Estados Unidos e Europa. Transita com igual talento pelo romance, o conto, a poesia e o ensaio, e se destaca por suas incursões no terreno da ficção científica, em obras como O conto da aia e Oryx e Crake, ambos publicados pela Rocco.



Título: O Conto da Aia.
Autor: Margaret Atwood
Editora: Rocco 
N° de Páginas: 368
Comprar: Amazon.

Sinopse: Escrito em 1985, o romance distópico O conto da aia, da canadense Margaret Atwood, tornou-se um dos livros mais comentados em todo o mundo nos últimos meses, voltando a ocupar posição de destaque nas listas do mais vendidos em diversos países. Além de ter inspirado a série homônima (The Handmaid’s Tale, no original) produzida pelo canal de streaming Hulu, o a ficção futurista de Atwood, ambientada num Estado teocrático e totalitário em que as mulheres são vítimas preferenciais de opressão, tornando-se propriedade do governo, e o fundamentalismo se fortalece como força política, ganhou status de oráculo dos EUA da era Trump. Em meio a todo este burburinho, O conto da aia volta às prateleiras com nova capa, assinada pelo artista Laurindo Feliciano.

9 comentários:

  1. Olá! Tenho muita vontade ler esse livro, mas confesso que tenho bastante medo do que vou encontrar. Lendo resenhas tanto da série, quanto do livro, muitas pessoas falaram sobre a brutalidade e a verdade em muitas situações descritas na história, principalmente a violência contra a mulher. E tem todo tipo de violência. É amedrontador a possibilidade de isso acontecer, e assustador é saber, que estamos até perto. Obrigada pela resenha!

    Bjoxx ~ Aline ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  2. Na época da alta divulgação desse livro não dei muita bola a ele. Agora, sei lá, as pessoas mudam né! Leituras desse tipo, mais reflexivas, estão sendo as minhas queridinhas do momento. Grata por me fazer lembrar que esse livro existe!

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Acho essas histórias tão pesadas, mas retratam miitomuito sobre nosso passado e também sobre os dias atuais.
    A mulher praticamente nasce em prol de gerar filhos para o homem e mais nada, só de pensar nessa ideia me da um nojo enorme, mas gostei de como a autora impôs a história, espero que ela tenha conseguido desenvolver bem.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Jessica.
    Gosto muito de livros assim e não sou muito de me chocar com esse tipo de história.
    Ainda não tive a chance de fazer essa leitura, mas está na minha lista de desejos há algum tempo!
    Quem sabe consigo ler ainda nesse semestre?!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Eu fiz essa leitura no mês passado e até hoje não consegui formular um resenha decente para expressar meus sentimentos ao longo das páginas. Não só a vida de Offred mas de todas aquelas mulheres e tudo o que enfrentaram é perturbador.
    Um livro intenso, que mexe com nossos sentimentos, com temas muito necessários.

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  6. Olá, depois que assisti a primeira temporada da série baseada no livro eu estou mega curiosa para ler o livro também *-* Sem duvida ele deve estar bem bacana e com os temas bem trabalhados em uma narrativa bem forte *-*

    ResponderExcluir
  7. Tenho muita vontade de ler esse livro! Gosto bastante do gênero distopia. O problema é que tenho esse bloqueio quando mulheres sofrem violência... Por isso ainda não realizei essa leitura, mas quero muito! Só preciso ter coragem!

    ResponderExcluir
  8. Olá!!!
    Eu comprei esse livro quando ouvi um podcast que falava acerca de tudo que esse livro tratava e achei que o mesmo era maravilhoso ao meu ver por tudo que trazia.
    É um livro que como você fala necessário ser conhecido e lido para que as pessoas reflitam acerca da sociedade em que vivemos e como tratam determinados assuntos como se não fosse nada.
    Adorei a resenha!!!

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir

Subir